Biologia em pauta

Acidentes com aranhas-armadeiras aumentam no verão e demandam atenção médica

aranha

As aranhas são responsáveis pelo segundo maior número de casos de acidentes com animais peçonhentos no Brasil, atrás apenas dos escorpiões, informa Giuseppe Puorto, Biólogo do Instituto Butantan e conselheiro secretário do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01).

Em 2019, houve cerca de 37 mil acidentes com aranhas no país, com um índice de letalidade médio de 0,1%.

Duas espécies são responsáveis por quase todos os casos. As aranhas-armadeiras lideram o ranking de acidentes. Elas estão presentes principalmente no Sudeste, mas também no Sul. Essa espécie não faz teias e abriga-se atrás ou embaixo de móveis, quadros e outros objetos, em buracos ou tocas, e alimenta-se de insetos pequenos. Com alguma frequência, elas entram nas roupas e as pessoas são picadas, geralmente nas mãos, quando vão se vestir.

A picada da aranha-armadeira provoca dor. A recomendação é lavar o local com água e sabão e dirigir-se para o serviço de saúde mais próximo. O paciente será tratado com analgésicos e, se for o caso, receberá o soro específico.

A aranha-marrom é a segunda em número de acidentes. Essa espécie, cujo corpo tem só 1cm de largura, apresenta grande incidência na cidade de Curitiba (PR). Ela constrói teias e se abriga em entulhos. Nas casas, geralmente tece as teias atrás de móveis e quadros.

A picada da aranha-marrom causa pouca dor e o local fica rígido e com uma mancha. Mas a lesão costuma evoluir e o paciente deve buscar atendimento médico.

Continue acompanhando as redes sociais e o portal do CRBio-01. Ao longo da série “animais peçonhentos”, vamos detalhar as características dos acidentes com escorpiões, aranhas e serpentes, os respectivos procedimentos de socorro, além do tratamento e medidas de prevenção recomendadas.

Leia mais:

Acidentes com animais peçonhentos aumentam no verão.
Escorpiões estão adaptados a cidades e acidentes crescem no verão.

(Publicado em 09 de março de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie