Biologia em pauta

Evento online aborda acidentes com escorpiões

escorpiao

O XII Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, evento online e gratuito que ocorrerá nesta quarta-feira, 25/11, às 9h30, vai debater os acidentes escorpiônicos e o comportamento de escorpiões à exposição a produtos domissanitários.

Os interessados podem assistir às duas palestras do ciclo no Canal de YouTube da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, organizadora do evento.

Na palestra de abertura, “Acidentes escorpiônicos”, a médica do Hospital Vital Brazil, do Instituto Butantan, dra. Roberta de Oliveira Piorelli, apresenta informações básicas de importância médica sobre escorpiões, como o número de casos nos últimos anos, mostrando um aumento significativo de acidentes, além de fisiopatologia do veneno, sinais e sintomas, classificação dos quadros quanto à gravidade e tratamento específico com antiveneno.

O doutor Paulo Roberto Urbinatti, conselheiro do CRBio-01 e Biólogo/entomologista da FSP, será o mediador desse primeiro encontro.

Às 10h15, o dr. Francisco José Zorzenon, pesquisador científico e diretor técnico da Unidade Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas, do Instituto Biológico – APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vai apresentar suas visões na palestra “Comportamento de escorpiões à exposição de produtos domissanitários registrados, em diferentes superfícies” sobre temas como: os testes realizados em laboratório com diversos produtos domissanitários profissionais registrados pela Anvisa para o controle de escorpiões, objetivando a comprovação, ou não, de suas eficiências em diferentes superfícies e o comportamento dos animais expostos quanto a possíveis níveis de agitação e irritabilidade, visando a segurança da saúde humana e ambiental.

A mediação da segunda palestra ficará a cargo do Biólogo Gladyston Costa, da Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Prefeitura de São Paulo.

“O ciclo de palestras tem um público alvo multiprofissional, composto por Biólogos, veterinários, enfermeiros, médicos, agrônomos, engenheiros, agentes de saúde, estagiários, professores, estudantes de graduação e pós-graduação etc. A experiência em coordenar o evento é muito gratificante e, ao mesmo tempo, é um aprendizado, onde discutimos diversos temas ligados às zoonoses que têm se tornado grandes desafios para os gestores de saúde”, afirma o dr. Paulo Roberto Urbinatti.

Os interessados em receber certificado de participação devem preencher o formulário disponível por meio do link que será postado no chat durante a transmissão ao vivo do evento.

Clique aqui para conferir a programação completa.

(Publicado em 24 de novembro de 2020)

Serviços Online

Transparência

Anuncie