Biologia em pauta

Plataforma digital conecta usuários e especialistas em conservação e sustentabilidade

pregao

A Academia da Conservação reúne textos, vídeos, conteúdos de ensino a distância, eventos online e fóruns de discussão em uma plataforma digital gratuita e pretende conectar pessoas interessadas com especialistas e promover debates relacionados à conservação e sustentabilidade.

Lançada em outubro, a Academia da Conservação é uma iniciativa brasileira relacionada à Década da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), período definido pela Assembleia Geral da ONU para um trabalho mundial de recuperação dos ecossistemas ameaçados e destruídos.

Todos os materiais disponíveis na plataforma passam por um processo de checagem e curadoria por parte de um grupo de 15 especialistas, que inclui os seguintes Biólogos e Biólogas: Anna Cecília Leite (Bioadapt Manejo de Fauna), Claudio Maas (Bioparque do Rio), Grazielle Giacomo (Grupo Cataratas), Hugo Fernandes (Universidade Estadual do Ceará), Marcelo Szpilman (AquaRio), Marcelo Vianna (UFRJ), Raquel Peixoto (UFRJ) e Rafael Franco (AquaRio).

Hugo Fernandes ressalta que a plataforma pode ajudar a mitigar o que ele considera um dos principais problemas da sua área de atuação, que é a falta de acesso à informação: “Precisamos democratizar a informação sobre o papel do profissional que trabalha com conservação. Nós não conseguimos nos comunicar adequadamente com a sociedade. O que chegam para as pessoas são informações superficiais”.

Hugo trabalha com conservação de mamíferos, em particular com refaunação, esforço que inclui etapas como a reprodução de animais em cativeiro, alimentação, transição e soltura em seus habitats naturais.

No plano nacional, Hugo destaca duas prioridades: “A maior urgência é frear o avanço do desmatamento e emissão de gases poluentes. O segundo ponto é restaurar o que foi impactado”.

A Academia da Conservação é uma iniciativa do Instituto Conhecer para Conservar, do Grupo Cataratas, empresa de turismo sustentável.

(Publicado em 20 de novembro de 2020)

Serviços Online

Transparência

Anuncie