Biologia em pauta

Dia da Ciência e Cultura celebra relação entre duas áreas do conhecimento humano

cienciaecultura

O Dia da Ciência e Cultura é comemorado em 5 de novembro, de acordo com a lei 5.579 de 1979, data escolhida em homenagem ao aniversário de Rui Barbosa, diplomata, político, jurista, tradutor, orador, filólogo e escritor brasileiro.

A data celebra a relação e complementaridade entre essas duas áreas do conhecimento humano. O conceito de cultura é bastante amplo e abrange o conjunto de costumes e tradições compartilhado por um determinado grupo. A ciência compreende conceitos e princípios desenvolvidos racionalmente e na utilização de um método definido, por meio do qual se produzem, se testam e se comprovam conhecimentos considerados objetivos.

A conexão entre as duas áreas levou a ONU a agrupá-las numa mesma instituição, a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Exemplos concretos de interface entre as duas áreas são as atividades desenvolvidas por instituições como o Museu Biológico do Butantan, que dispõe de uma coleção de 300 animais, principalmente serpentes, mas também aranhas, escorpiões, lagartos e anfíbios. O museu recebe cerca de 350 mil visitantes por ano, com predominância de excursões escolares durante os dias de semana e famílias nos fins de semana.

“Ciência e cultura estão lado a lado. Quando montamos uma exposição, estamos trabalhando com cultura”, afirma Giuseppe Puorto, Biólogo conselheiro do CRBio-01, diretor cultural do Instituto Butantan e diretor técnico do Museu Biológico.

Giuseppe enfatiza que o museu foi fundado em 1912 por Vital Brasil, criador do Instituto Butantan, para fazer a divulgação de ciências para o público. O Museu Biológico é o mais popular dos museus do Butantan, que também conta com o Museu Histórico, Museu de Microbiologia e Museu Emilio Ribas. As quatro instituições estão fechadas atualmente devido à pandemia da Covid-19.

Giuseppe relata que o Instituto Butantan já iniciou as obras físicas para a criação do Museu da Vacina, ainda sem previsão de inauguração, que permitirá ao público conhecer a experiência centenária do Butantan na produção de vacinas e soros.

(Publicado em 05 de novembro de 2020)

Serviços Online

Transparência

Anuncie