Biologia em pauta

CRBio-01 realiza a 220ª Sessão Plenária por videoconferência

A 220ª Sessão Plenária do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (SP, MT, MT) - CRBio-01 foi realizada virtualmente na manhã de hoje (16/06).

Em razão da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e da consequente suspensão das atividades presenciais no CRBio-01, o Plenário se reuniu fazendo uso de uma ferramenta de videoconferência online.

Na ordem do dia, foram aprovados um total de 71 solicitações de registros provisórios ou definitivos, além de 24 pedidos de registros secundários e 6 pedidos de inscrição de pessoas jurídicas.

Em seguida, foi tratada a questão do Processo Administrativo relativo à denúncia apresentada em face da Prefeitura Municipal de São Paulo, em razão do Decreto Municipal nº 58.701/2019, o qual dispõe sobre a organização dos Sistema de Limpeza Urbana do Município de São Paulo e exclui o profissional Biólogo de atividades ligadas a Gestão e tratamento de efluentes e resíduos sólidos, embora seja uma atividade cuja competência técnica do Biólogo está prevista na Resolução CFBio nº 374/2015.

Diante desse caso e da recorrência de situações semelhantes nessa área de atuação, a presidente do CRBio-01, Iracema Schoenlein-Crusius, sugeriu ao Plenário a criação de um Grupo de Trabalho para discutir especificamente uma proposta para reforçar a regular capacidade do Biólogo para atuar em sistema de limpeza urbana em cidades.

No que se refere à administração financeira do Regional, foi relatada ao Plenário a aprovação pelo Conselho Federal de Biologia (CFBio) da Prestação de Contas de 2019 do CRBio-01, cuja publicação será realizada oportunamente.

Foi trazida ao Plenário, ainda, a participação da conselheira Maria Saleti Fereira em grupo de formação de Biólogos no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. A Bióloga, responsável pela Delegacia do CRBio-01 em Cuiabá e docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), relatou que está em proposição a criação de uma sala virtual com coordenadores de cursos de Ciências Biológicas nos dois estados, com o objetivo de debater sobre a formação acadêmica dos futuros Biólogos, visto que grande parte dos cursos oferecem uma formação frágil aos futuros profissionais, em especial nas disciplinas relativas à saúde.

Serviços Online

Transparência

Anuncie