Biologia em pauta

CFBio repudia declarações do ministro do Meio Ambiente

ministro

O Conselho Federal de Biologia (CFBio) vem a público manifestar indignação e repúdio às declarações feitas pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a reunião ministerial que aconteceu no dia 22 de abril, cujo vídeo foi divulgado na última sexta-feira (22/05).

No encontro, Salles defendeu que o governo aproveitasse esse momento que, segundo ele, é de “tranquilidade” enquanto a imprensa está concentrada na cobertura da pandemia para passar “a boiada” e mudar regras de proteção ambiental e da área de agricultura, alertando os ministros sobre o que considerava ser uma oportunidade trazida pela COVID-19.

Ao tratar a pandemia como momento propício, Salles evidencia total desconsideração e desrespeito com a dor e o sofrimento de milhares de famílias, que têm perdido seus entes queridos para a COVID-19. Nesse cenário, o governo deve unir esforços  para salvar vidas, e não para despistar olhares e realizar mudanças na surdina, sem qualquer diálogo com a sociedade civil, com pesquisadores e com entidades privadas e organizações não governamentais.

Os termos usados pelo ministro só demonstram o descumprimento de tratados e convenções que visam à proteção do meio ambiente, de sua biodiversidade e das comunidades tradicionais, desqualificando o trabalho dos profissionais que estudaram e se dedicam incansavelmente às questões ambientais.

Acesse a nota no site do CFBio.

Serviços Online

Transparência

Anuncie