Biologia em pauta

Terceira fase de estudo internacional sobre Covid-19 é iniciada

estudo

Começa hoje (15/05) a terceira fase do estudo promovido por um consórcio internacional formado por 20 países, cujo objetivo é analisar o comportamento e as condições de vida da população durante os períodos de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus.

O questionário é simples e rápido, e apresentará novas questões muito importantes para o estudo. Todos podem participar, independente de terem participado ou não da primeira fase. Para acessar o questionário, clique aqui.

Resultados preliminares

A primeira e segunda fases da pesquisa já somaram mais de 30.000 questionários respondidos e mostraram que o isolamento tem sido respeitado pela maioria, pois mais de 50% passaram a trabalhar em casa diante da pandemia, o que pode ter contribuído para atrasar o pico do número de casos no Brasil. No entanto, 42% ainda tiveram contato físico com pessoas fora da sua casa há mais de uma semana.

Em relação às medidas preventivas individuais, a maioria dos participantes demonstraram aderir tais medidas de forma satisfatória. 92,6% mantêm a regra social de ficar distante das outras pessoas. A maioria das pessoas também cobre a boca e o nariz quando espirra e lava as mãos em seguida (69,5%). Observou-se, ainda, o aumento do uso da máscara facial, comparando os dados da primeira e segunda fase.

“Um resultado que chamou nossa atenção é que pessoas apresentaram maior preocupação com a própria saúde na segunda fase da pesquisa”, destacou a coordenadora do estudo no Brasil, epidemiologista Dra. Edlaine Faria de Moura Villela, Professora da Universidade Federal de Jataí/Goiás e líder do Grupo de Pesquisa EPICOL/CNPq. Na primeira fase da pesquisa, a maioria dos participantes demonstraram não estar preocupadas com a sua própria saúde, mas demonstraram grande preocupação com a saúde de seus familiares e amigos.

O Observatório de Epidemiologia e Serviços de Saúde (EpiServ), também coordenado pela professora, recentemente ganhou um site, o qual tem sido atualizado semanalmente pelos discentes envolvidos no ICPCovid. No momento, o EpiServ acaba de implantar sua Sala de Situação de Saúde.

Ademais, está sendo feito um estudo global sobre o impacto da pandemia no cotidiano de pessoas que vivem com HIV/AIDS e de pessoas com epilepsia.

CRBio Digital

Serviços Online

Transparência

Anuncie