Biologia em pauta

Nota em defesa do Biólogo Tedros Adhanom, diretor-presidente da OMS

Em face do pronunciamento realizado ontem (23/04) pelo Presidente da República sobre “não ter cabimento” o diretor-presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, não ser médico, o Conselho Regional de Biologia (CRBio-01) vem, publicamente, posicionar-se.

Biólogo, com doutorado em Saúde Comunitária pela Universidade de Nottingham e mestrado em Imunologia de Doenças Infecciosas pela Universidade de Londres, Adhanom tem plena capacidade de liderar a organização de importância mundial na Saúde, como tem sido evidenciado na mídia nacional e internacional ao longo dos últimos meses.

O Dr. Tedros, como é conhecido, é mais um exemplo concreto do pertencimento da classe profissional dos Biólogos à área da Saúde.

O CRBio-01 reconhece e ressalta que a formação básica do curso de Ciências Biológicas - que contempla de forma integrada os conhecimentos sobre Meio Ambiente e Biodiversidade, Biotecnologia e Produção e, também, Saúde – oferece grandes contribuições, de forma direta ou indireta, ao cenário de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) e, de modo geral, à Saúde Pública, especialmente quando complementada por capacitação especializada, como é o caso do Dr. Tedros.

Em defesa dos Biólogos e Biólogas à frente de institutos de pesquisa e instituições ligadas à área da Saúde, bem como em defesa a todos os Biólogos e Biólogas que atuam no segmento, o CRBio-01 reforça a importância dessa categoria para o enfrentamento desta pandemia e para a manutenção da Saúde Pública, direito fundamental de todos os cidadãos e cidadãs do mundo.

Para saber mais sobre a atuação dos #Biólogos nesse contexto, acesse o hotsite do Sistema CFBio/CRBios clicando aqui.

Serviços Online

Transparência

Anuncie