Biologia em pauta

Bancos de sangue de São Paulo (SP) estão esgotando e precisam de doações

corona

Os estoques dos bancos de sangue na cidade de São Paulo (SP) estão praticamente vazios. Em razão da pandemia do novo coronavirus (Covid-19), muitos estão receosos de ir doar sangue, mas os bancos asseguram que é seguro comparecer para realizar a doação.

Para prevenir contaminações, têm adotado medidas como, por exemplo, o afastamento das cadeiras utilizadas pelos doadores para que fiquem a uma distância segura um do outro.

A Fundação Pró-Sangue informou que está operando com 40% da reserva necessária para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde da rede pública. Os sangues do tipo O+, O-, A- e B- estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por apenas um dia.

“O banco de sangue que tem mais sangue, tem sangue hoje para praticamente uma semana. Isso é extremamente grave e importante no momento que virá pela frente. Então, por favor, que nós consigamos levar à população esta necessidade", disse o coordenador de Centro de Contingenciamento para o Coronavírus em São Paulo, o médico David Uip em coletiva de imprensa realizada ontem (17).

Faça sua parte! Se puder, doe sangue!

Saiba mais aqui.

Com informações do G1.

Serviços Online

Transparência

Anuncie