Biologia em pauta

De que forma o Biólogo pode atuar no contexto de propagação do Coronavírus?

coronavirus

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou nesta segunda-feira (03/02) que, devido ao avanço do coronavírus, o governo federal elevaria o Grau de Risco ao nível 3 - grau máximo na escala de risco -, caracterizando uma "emergência em saúde pública" em território nacional. A medida foi implementada por meio de publicação de portaria em edição extra do Diário Oficial da União.

Segundo o ministro, mesmo sem casos confirmados da doença no Brasil, o cenário será antecipado para dar mais agilidade administrativa ao governo para contratações de equipamentos de segurança, como máscaras e luvas para agentes de saúde, assim como para a operação de retirada de brasileiros que estão na região de Wuhan, na China, epicentro da doença.

A Bióloga Ana Paula Kataoka, Conselheira do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), entende ser necessária a constante divulgação de informações tanto para os profissionais de saúde quanto para a população em geral sobre o avanço do vírus. “Com as informações disponíveis até o momento, o que precisa ser feito é aumentar a vigilância, preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos, orientar os profissionais de saúde quanto as medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas pelos serviços de assistência à saúde, realizar diagnóstico rápido dos casos suspeitos e isolar o paciente e seus contactantes durante o período de transmissão”, argumenta a Bióloga.

Atuação do Biólogo

Os Biólogos, por constituírem categoria profissional de saúde de nível superior, estão capacitados a atuar na vigilância em saúde epidemiológica, sanitária e ambiental, podendo contribuir para o controle da situação atual. “Várias são as oportunidades de atuação nesse campo, uma vez que o Biólogo possui uma ampla gama de conhecimentos multidisciplinares. Dependendo de sua formação e habilitação, o preparo do profissional é inquestionável”, defende Kataoka, para quem a educação continuada deve fazer parte de currículos de graduação e pós-graduação.

“Na vigilância, os Biólogos podem colaborar no diagnóstico das doenças, na educação e orientação da população, instruindo-a sobre formas de transmissão, sinais e sintomas e orientando medidas para prevenção e controle. Já na área da pesquisa, o Biólogo pode contribuir para a compreensão dos mecanismos das doenças, suas causas e efeitos além de desenvolver e aperfeiçoar métodos diagnósticos e tratamentos”, explica Kataoka, que é Bióloga da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Perguntas e respostas sobre o coronavírus
O Ministério da Saúde criou uma página em seu portal para esclarecer fatos sobre o coronavírus e o novo coronavírus (nCoV-2019), informando as formas de transmissão, os sintomas e as formas de tratamento e prevenção. Acesse a página aqui e confira, também, os mais recentes boletins epidemiológicos divulgados pelo Ministério.

Serviços Online

Transparência

Anuncie