Biologia em pauta

Espécie de sapo considerada extinta por 30 anos é redescoberta

sapo

Considerado extinto durante 30 anos, o sapo-arlequim-da-noite-estrelada, da espécie Atelopus aryescue foi avistado novamente.

Durante décadas, Biólogos temiam que a espécie criticamente ameaçada de extinção tivesse desaparecido, como mais uma vítima da rápida transmissão de um fungo exterminador de anfíbios conhecido como quitrídio.

No entanto, Ruperto Chaparro Villafaña, conservacionista morador da comunidade de Sogrome, na Colômbia, vinha acompanhando as iniciativas da Fundação Atelopus para salvar outras espécies de sapos-arlequim e sabia que ainda existiam arlequins-da-noite-estrelada nos riachos das terras de sua comunidade.

Por conta da relação sagrada entre a comunidade e os sapos - considerados por eles como “autoridades” das condições ambientais, uma vez que são importantes indicadores da integridade dos ecossistemas -, foram necessários anos de discussão interna antes que fosse permitida a visita de cientistas ao local para avistarem pessoalmente os sapos da rara espécie.

Após visitas iniciais, os pesquisadores tiveram permissão para tirar fotos dos sapos e criar uma campanha sobre a redescoberta da espécie.

Saiba mais aqui.

Com informações de National Geographic Brasil.

Serviços Online

Transparência

Anuncie