Biologia em pauta

CRBio-01 lança versão comentada do Código de Ética do Profissional Biólogo

etica

Seja durante o curso de graduação, no juramento oficial ao colar grau, na pós-graduação ou no momento em que realiza seu registro profissional e efetivamente se torna Biólogo, aqueles que pretendem atuar profissionalmente investigando a vida devem sempre ter em mente importantes princípios éticos: a defesa do bem comum, a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida em todas suas formas e manifestações.

Nesse sentido, o primeiro Código de Ética do Profissional Biólogo foi publicado por meio da Resolução CFBio nº 08, de 12 de junho de 1991. Posteriormente, em abril de 2000, foi criado um grupo de trabalho para promover a revisão do Código de Ética, cuja nova versão - mais abrangente e amplamente discutida pela sociedade - consta na Resolução nº 02, de 05 de março de 2002.

Celso Luís Marino, Vice-Presidente do CRBio-01, participou dessa revisão do Código de Ética, juntamente com outros Biólogos. Ele explica que o ato de revisar o Código teve como intenção elaborar um código não-punitivo, mas, sim, instrutivo. “Tenho orgulho de ter participado dessa elaboração, desse trabalho em conjunto para criar um texto de teor proativo sobre a ética profissional dos Biólogos.

Grandes ícones da ética deram suporte ao nosso grupo de trabalho, como William Saad e Paulo Nogueira Neto, que contribuíram intelectualmente para definir a abrangência do Código”, explica o Biólogo.

Buscando tornar ainda mais acessível o texto do Código de Ética do Profissional Biólogo, o CRBio-01 elaborou uma versão comentada da norma, com o intuito de esclarecer as principais dúvidas a respeito dos princípios e regras que pautam essa profissão.

Confira o Código de Ética do Profissional Biólogo – Versão Comentada clicando aqui.

Serviços Online

Transparência

Anuncie