Biologia em pauta

Estudo indica que aves estão ficando menores para se adaptar às mudanças climáticas

passaro

Um monitoramento realizado por pesquisadores americanos ao longo dos últimos 40 anos revelou que aves migratórias da América do Norte estão encolhendo por causa do aquecimento global. A descoberta foi descrita recentemente em artigo científico divulgado na publicação Ecology Letters.

A equipe analisou as medidas de 70 mil espécimes de aves de 52 espécies. Entre 1978 e 2016, a investigação revelou que houve redução de suas massas corporais e do tamanho geral de seus corpos, além da diminuição do comprimento dos ossos da perna, de, em média, 2,4%. Por outro lado, a envergadura das asas aumentou 1,3%.

“Quando começamos a coletar os dados analisados neste estudo, estávamos abordando algumas perguntas simples sobre a variação ano a ano e de estação a estação das aves. A frase ‘mudança climática’, como um fenômeno moderno, mal estava no horizonte. Os resultados deste estudo destacam como os conjuntos de dados de longo prazo são essenciais para identificar e analisar tendências causadas por alterações em nosso ambiente”, diz Dave Willard, do Field Museum de Chicago.

Saiba mais aqui.

Com informações de Conexão Planeta

Serviços Online

Transparência

Anuncie