Biologia em pauta

CRBio-01 defende atuação de Biólogos nas Práticas Integrativas e Complementares (PICS)

PICS

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, a exemplo da depressão e da hipertensão, bem como para tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre a medicina convencional e as Práticas Integrativas e Complementares, de modo que o Sistema Único de Saúde já tem oferecido 29 procedimentos de PICS, em atendimentos que começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS. Dentre os procedimentos mais utilizados no sistema estão os relacionados a técnicas de Medicina Tradicional Chinesa, como a Acupuntura.

Os Biólogos – como profissionais legalmente habilitados para prestação de serviços nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Biotecnologia e Saúde - compreendem a necessidade da integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, por meio da visão integralizada e da busca de práticas mais acessíveis para população.

Nesse contexto, o Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) defende a capacidade técnica dos Biólogos e a sua relevância como importantes atores no desenvolvimento da atenção integral à saúde, posicionando-se no sentido de que não existem impedimentos legais ou éticos para que o profissional Biólogo atue nas Práticas Integrativas e Complementares.

Assim, na defesa pela regulamentação da atuação do profissional Biólogo no segmento, o CRBio-01 tem envidado esforços junto ao CFBio, com o objetivo de regulamentar formalmente estas atividades, visto que já existem profissionais Biólogos atuando em diversas modalidades de PICS.

Saiba mais aqui.

Com informações do Portal do Ministério da Saúde.

Serviços Online

Transparência

Anuncie