Biologia em pauta

Nota de pesar do CRBio-01: Adeus ao Biólogo Paulo Nogueira Neto

26 de fevereiro de 2019 - O CRBio-01 lamenta profundamente o falecimento do Biólogo Paulo Nogueira Neto, que nos deixou nessa segunda-feira, dia 25 de fevereiro, aos 96 anos, de falência múltipla dos órgãos.


O ambientalista Paulo Nogueira Neto foi a primeira pessoa a ocupar o cargo de secretário especial de Meio Ambiente. Importante para a política ambiental brasileira, o Biólogo foi professor da USP e principal articulador não só da criação de grande parte das unidades de conservação federais em todo o Brasil, mas também das principais leis e órgãos de proteção do meio ambiente.


Com prestígio em diversos setores, Nogueira Neto foi essencial ao comunicar casos de contaminação e ajudou a impedir a construção da hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, além do uso de desfolhantes para facilitar a remoção da floresta.


Ainda na década de 1970, Dr. Paulo participou ativamente da luta pelo reconhecimento da profissão de Biólogo. Junto a colegas, fundou a Associação Paulista de Biólogos (APAB), passo inicial rumo à regulamentação. No dia 3 de setembro de 1979, foi sancionada a Lei 6.684/79 que regulamentou a profissão de Biólogo e criou o CFBio e os CRBios. O Biólogo foi, então, o 1º presidente do Conselho Federal de Biologia (1983-1985).


Para conferir um pouco mais da sua trajetória profissional, clique aqui para rever a seção Grandes Biólogos Brasileiros da edição 39 da revista O Biólogo, dedicada a Paulo Nogueira Neto.

Serviços Online

Transparência

Anuncie