26 de setembro de 2017 - Se levarmos em consideração as altas temperaturas registradas nos últimos dias do inverno, a chegada da primavera e a proximidade do verão prometem dias ainda mais quentes. Como o calor é o clima que mais favorece a reprodução do Aedes aegypti, o mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika, é importante que as medidas de prevenção a essas doenças voltem a ser anunciadas à sociedade o quanto antes.
“O ideal é dar início à campanha de conscientização antes do surto se instalar. E o melhor jeito de evitar a infecção é impedindo a reprodução dos mosquitos”, defende o Biólogo Horácio Teles, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS). Ele explica que, além de aumentar a reprodução, os dias mais quentes também favorecem a multiplicação do vírus dentro do mosquito, o que permite que as doenças sejam transmitidas em maior escala.
Para evitar o Aedes aegypti, o Biólogo do CRBio-01 lembra alguns cuidados que devem ser tomados para não criar ambientes propícios à reprodução dos mosquitos:
- Tonéis e caixas d’água devem estar bem fechadas;
- Fazer a manutenção periódica da limpeza das calhas;
- Armazenar garrafas com a boca para baixo;
- Utilizar tela nos ralos;
- Manter lixeiras sempre bem tampadas;
- Colocar areia nos pratos de vasos de plantas;
- Limpar os bebedouros de animais com escova ou bucha;
- Acondicionar pneus em locais cobertos;
- Eliminar água sobre as lajes;
- Fazer a coleta e eliminar detritos e entulhos em quintais e jardins.
Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa do CRBio-01