Biologia em pauta

CFBio inicia processo para concessão do Selo CFBio de Qualidade de Cursos

13 de fevereiro de 2017 - Foi lançada a Edição de 2017 do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas. A Comissão CFBio de Cursos, responsável por realizar o processo de avaliação, identificou cerca de 200 cursos de Licenciatura e Bacharelado para participarem do certame na Edição de 2017. Nessa primeira fase, foram selecionados os cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação ou pelo Conselho Estadual de Educação que apresentaram nota 4 ou superior na última avaliação (2014) do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).


O Conselho Federal de Biologia (CFBio) enviou na segunda-feira, dia 30 de janeiro, ofício às Instituições de Ensino Superior (IES) e aos Coordenadores dos Cursos pré-selecionados. As IES têm até o dia 31 de março para encaminhar via SEDEX ao CFBio a documentação solicitada.


Conforme prevê a Portaria n° 211/2016, que regulamenta a concessão do Selo, o processo de avaliação será realizado a partir dos seguintes indicadores: Projeto Pedagógico de Curso, Instrumentos de Avaliação do Curso/MEC e Atuação Profissional dos Egressos.


Ainda em dezembro de 2016, a Comissão CFBio de Avaliação de Cursos se reuniu na sede do Conselho Federal, em Brasília, para estabelecer um cronograma de ações para a realização da segunda edição do Selo.


O Selo CFBio de Qualidade Ciências Biológicas é concedido a cada dois anos; a primeira edição aconteceu em 2015, quando foram agraciados onze cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas do País. Na ocasião, as IES receberam troféu e certificado em solenidade durante o Fórum Nacional do Sistema CFBio/CRBios e Coordenadores de Cursos de Ciências Biológicas, em Brasília.


O Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas foi criado por meio da Resolução nº 352/2014 com o intuito de contribuir para a melhoria dos cursos de Ciências Biológicas no País. O CFBio pretende, com isso, zelar pela formação e pelo bom conceito dos que exercem a profissão de Biólogo, de forma que possam estar qualificados para atuar, seguindo os princípios éticos e de excelência profissional.


Neste sentido, o Selo CFBio de Qualidade representa um fomento do Sistema CFBio/CRBios para que as Instituições de Ensino Superior exerçam sua função social de forma mais incisiva. E tem como principal objetivo a valorização do ensino das Ciências Biológicas no Brasil e a qualificação de seus egressos.


Participe da Edição 2017 do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas! Coordenador de Curso, se sua Instituição de Ensino Superior recebeu comunicado do CFBio avisando que foi pré-selecionada, providencie a documentação e fique atento aos prazos! A data máxima para postar os documentos via SEDEX é 31 de março.



Fonte: Assessoria de Imprensa do CFBio - Conselho Federal de Biologia

Serviços Online

Transparência

Anuncie