Tony Schuring é o Biólogo responsável do Plano Diretor de Arborização Urbana (Pdau) de Cuiabá (MT), uma tentativa da prefeitura de recuperar, de maneira organizada e observando critérios ecológicos, a arborização da cidade, que tanto sofreu com as obras públicas de grande porte na última década – as principais foram a construção da Arena Pantanal para a Copa do Mundo de 2014 e as obras do VLT da cidade, que até hoje não foram concluídas.
As duas obras causaram uma grande supressão de massa arbórea em Cuiabá, levando o Ministério Público (MP) a acionar a Prefeitura para apresentar um plano de recuperação dessa arborização. Foi o início do Pdau, que já foi finalizado e está no momento sendo apresentado à sociedade em audiências públicas. O Pdau é um plano completo para gerenciar a arborização urbana de Cuiabá, em parceria com as concessionárias de água e energia, MP e população.
“Aqui em Cuiabá e no entorno, existe a cultura de arborizar a cidade. Porém percebemos que havia muitos conflitos: apesar de servir para a avifauna, para embelezamento, para diminuir a poluição visual e do ar e refrescar a cidade, a arborização estava em conflito com a rede aérea de energia, com a rede de água e esgoto e com a própria legislação, que permitia alguns plantios que não eram interessantes para a nossa cidade”, conta ele.
Leia a edição completa aqui.
(Publicado em 28 de julho de 2023)