Biologia em pauta

Biólogo da USP defende a criação de um banco de dados genômicos do SUS

artigo

A nova edição da revista O Biólogo traz uma matéria e podcast com o Prof. Dr. Michel Satya Naslavsky, professor do Instituto de Biociências da USP e coordenador do Laboratório de Análises Genômicas em Medicina P4 (Lamp4).

O Biólogo afirma que a Medicina P4 (preditiva, preventiva, personalizada e participativa), que tem como base a Genômica, pode contribuir para a redução dos crescentes custos dos sistemas de saúde, impactados duplamente pelo crescimento e envelhecimento populacionais.

O principal obstáculo para o desenvolvimento da Medicina P4 no Brasil é a inexistência de um grande banco de dados genômicos brasileiro, que reflita o perfil miscigenado da nossa população.

Os testes realizados aqui são interpretados tomando como referência bancos de dados internacionais, que reúnem informações majoritariamente de pessoas com ancestralidade europeia.

O Ministério da Saúde já tomou a decisão de criar um banco público brasileiro ao editar em agosto de 2020 a portaria nº 1.949, mas o trabalho de sequenciamento de pessoas para a formação do banco ainda não começou.

Acesse a edição completa AQUI.

(Publicado em 4 de abril de 2023)

Serviços Online

Transparência

Anuncie