Biologia em pauta

Cientistas confirmam presença do tatu-de-rabo-mole-grande no Pantanal

artigo

Cientistas do Projeto Tatu Canastra, do Instituto de Conservação de Animais Silvestres (Icas), confirmaram a presença do tatu-de-rabo-mole-grande (Cabassous tatouay) no Pantanal do Mato Grosso do Sul.

Os cientistas do Icas, Matheus Ian de Oliveira, Gabriel Fávero Massocato e Arnaud Desbiez – todos graduados em Ciências Biológicas – conseguiram constatar a presença da espécie em área de transição entre o Cerrado e o Pantanal de Mato Grosso do Sul, através da observação direta, análise de imagens coletadas por armadilhas fotográficas e carcaças de animais mortos encontrados na região.

O tatu-de-rabo-mole-grande é a maior das cinco espécies do gênero Cabassous, chegando a um tamanho médio de 47,9 cm, com peso de 4,8 kg. Até então, espécie tinha ocorrência confirmada na Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Pampa, entre estados do leste e sul do Brasil.

A confirmação inédita da presença do tatu-de-rabo-mole-grande no Pantanal foi publicada em artigo da revista Edentata, publicação científica e de divulgação do grupo de especialistas em tamanduás, preguiças e tatus da Comissão de Sobrevivência de Espécies da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN).

Foto: Divulgação/Icas

(Publicado em 23 de janeiro de 2023)

Serviços Online

Transparência

Anuncie