Biologia em pauta

Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo



O Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da reciclagem na gestão dos resíduos sólidos nas cidades e celebrar os profissionais que ajudam a dar destino novo a materiais de todos os tipos, contribuindo para diminuir a poluição no nosso planeta.
Apesar dos avanços na gestão de resíduos nas últimas décadas, principalmente com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010, o Brasil ainda precisa progredir muito nesse campo.
Materiais como papel, plástico, vidro e metal podem ser reciclados. Quando são descartados de maneira inapropriada, podem parar em aterros e demorar milhares de anos para se decompor. Se forem reciclados, no entanto, podem ser transformados, poupando recursos primários, além de energia e água que seriam usadas na fabricação de um outro objeto equivalente.
Muitos Biólogos trabalham diretamente com gestão de resíduos sólidos e reciclagem. Mas a reciclagem deve ser uma diretriz e preocupação de todos os Biólogos e cidadãos comprometidos com a preservação do nosso planeta.

(Publicado em 22 de novembro de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie