Biologia em pauta

Instituto Biológico de SP completa 95 anos



O Instituto Biológico de São Paulo (IB), instituição de pesquisa vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, comemorou seu 95º aniversário em uma solenidade no dia 7 de novembro.
Dra. Iracema Helena Schoenlein-Crusius, presidente do CRBio-01, compareceu à cerimônia para congratular a Direção e profissionais do IB pela data festiva. A solenidade contou com a presença de representantes de várias outras instituições, como Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Uma das instituições de pesquisa mais tradicionais do país, o IB tem um extenso trabalho nos campos de proteção ambiental e de sanidade animal e vegetal, especialmente dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030, de acordo com a diretora do Instituto, Dra. Ana Eugênia de Carvalho Campos.
“Por ter seus laboratórios credenciados dentro de normas internacionais, o Instituto Biológico atua em prol da exportação e do mercado interno de alimentos. A gente sempre fala que o IB atua da pesquisa ao nosso prato”, destaca a Diretora, que é conselheira do CRBio-01.
A fundação do Instituto, em 1927, remete à criação da Comissão de Estudo e Debelação da Praga Cafeeira, um grupo de estudiosos que assumiu a tarefa de procurar uma solução para o problema da broca do café, uma praga que afetou severamente os cafezais paulistas.
Dentro da instituição, o trabalho dos profissionais Biólogos é amplo, afirma a diretora: “Os Biólogos trabalham desde a área de pesquisa básica até a pesquisa aplicada. Temos pesquisadores Biólogos trabalhando com controle biológico, inovando de forma que novos produtos cheguem ao mercado, diminuindo assim o impacto ambiental causado pelo uso de agrotóxicos. Também atuam fazendo análises diagnósticas tanto das doenças e pragas que acometem vegetais quanto das doenças dos animais.”.

(Publicado em 11 de novembro de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie