Biologia em pauta

Dia Mundial de Luta contra a Raiva

artigo

A raiva é uma zoonose causada por um vírus que pode infectar vários animais domésticos e selvagens. A doença é transmitida aos seres humanos pela saliva de animais infectados, em mordidas ou arranhões.
Trata-se de uma doença extremamente perigosa e fatal em praticamente 100% dos casos. Há menos de dez sobreviventes documentados em todo o mundo, quase todos com sequelas.
Os sintomas iniciais da raiva são parecidos com os da gripe: febre, fraqueza e dores de cabeça. Conforme a doença avança, o doente pode ter alucinações, paralisias e outros sintomas neurológicos.
Por causa do alto índice de letalidade da doença, é importante prevenir a raiva. Por isso, os governos promovem campanhas anuais para vacinar os animais de estimação todos os anos e assim diminuir o risco de uma pessoa ser mordida por um bicho contaminado.
A vacina antirrábica pode ser utilizada depois que a pessoa sofreu a mordida de um animal contaminado e assim impedir o desenvolvimento da doença, mas apenas se for aplicada pouco tempo depois da contaminação. Se você for mordido por um animal que pode não ser vacinado, procure assistência médica imediatamente.

(Publicado em 28 de setembro de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie