Biologia em pauta

Três Lagoas faz ações contra a dengue



A prefeitura municipal de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, conduziu ações de combate à dengue em resposta a um aumento de casos na região. A prefeitura está promovendo um mutirão de limpeza, que inclui ações como a distribuição de caçambas de lixo pela cidade, para que os moradores possam fazer o descarte de garrafas e outros objetos que possam servir de criadouros para o mosquito da dengue.
O último levantamento da Secretaria de Saúde do município mostrou que o índice de infestação da doença subiu de 0,7% para 1,1% – valores entre 1 e 4% são considerados situação de alerta, e acima de 4% já é uma situação de risco iminente de surto. O número de casos de dengue em Três Lagoas em 2022 já chega a 748.
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que é encontrado em todo o país e também pode transmitir zika, chikungunya e febre amarela. A água parada limpa serve de criadouro para o mosquito, portanto é importante evitar que água se acumule em pneus, garrafas, vasos de plantas e outros recipientes.

(Publicado em 19 de setembro de 2022)

CRBio Digital

Serviços Online

Transparência

Anuncie