Biologia em pauta

Biólogo ministra palestra na Defesa Civil em Campo Grande (MS)

artigo

O Biólogo José Milton Longo, responsável pela Delegacia Regional de Mato Grosso do Sul do CRBio-01, ministrou no dia 2 de setembro palestra de capacitação em medidas de prevenção e mitigação de desastres (enchentes e alagamentos) a agentes da Defesa Civil de Campo Grande (MS).
A palestra aconteceu no âmbito do Programa de Capacitação Continuada da Defesa Civil. José Milton Longo, que é doutor em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), abordou aspectos positivos da cidade de Campo Grande, como a ampla arborização urbana, o planejamento e manutenção da arborização e parques, além da riqueza hídrica da região e da biodiversidade de fauna e flora.
Por outro lado, o Biólogo também explicou que, com a falta de planejamento urbano (ou um planejamento deficiente), o solo foi coberto por concreto e asfalto, impedindo a infiltração da água da chuva e fazendo com que toda a precipitação convergisse para os córregos localizados nos fundos de vale, levando a pontos críticos de alagamentos e enchentes nas proximidades desses cursos d’água, o que afeta diretamente a vida das comunidades que residem nessas áreas e causa outros problemas socioambientais.
“Essa situação de planejamento ineficiente já provocou o assoreamento total do Lago do Rádio Clube e parcial do Lago do Amor, localizados na sub-bacia do Córrego Bandeira, além de afetar outros corpos d’água na cidade”, ressalta o Biólogo.
Longo falou também das estratégias para reduzir esses impactos, como a manutenção, limpeza e ampliação dos canais de macro e microdrenagem existentes; o incentivo às formas corretas do uso do solo, ampliando a área de solos permeáveis e promovendo as áreas verdes; a instalação de parques lineares nos fundos de vale; e a educação ambiental.
Além dos agentes da Defesa Civil de Campo Grande, estiveram presentes representantes e servidores da Prefeitura,
o secretário municipal de obras e autoridades do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil, além de convidados.

(Publicado em 9 de setembro de 2022)


Serviços Online

Transparência

Anuncie