Biologia em pauta

Dia Interamericano da Qualidade do Ar

artigo

O Dia Interamericano de Qualidade do Ar é celebrado anualmente na segunda sexta-feira do mês de agosto e tem como objetivo conscientizar a população das Américas sobre os perigos da contaminação atmosférica e os efeitos da poluição do ar na saúde pública.
A data foi estabelecida em 2022 pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis).
A poluição do ar aumentou muito nas últimas décadas, com o avanço das indústrias, o crescimento das cidades, as queimadas, a queima de combustíveis fósseis e as atividades humanas em geral. Existem vários poluentes presentes no ar que respiramos, como fumaça, material particulado, ozônio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio.
De acordo com a OMS, 99% da população mundial respira ar poluído. A poluição atmosférica contribui para doenças respiratórias e cardiovasculares, e a OMS estima que a poluição do ar é responsável anualmente por cerca de 7 milhões de mortes prematuras no mundo.
Além dos perigos para a saúde humana, a poluição do ar também agrava as mudanças climáticas e afeta a produção agrícola e os padrões de chuvas. Trabalhar pela redução da poluição do ar ajuda não apenas a humanidade, mas também o planeta inteiro!

(Publicado em 12 de agosto de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie