Biologia em pauta

Dia Mundial das Zoonoses

artigo

Zoonoses são doenças infecciosas causadas por patógenos que se originaram em animais e passaram a infectar os seres humanos.
Muitas doenças que hoje atingem a espécie humana são zoonoses. Acredita-se que o vírus da Covid-19, por exemplo, tinha como hospedeiro original os morcegos. Doenças como a raiva, a peste bubônica, o Ebola, a Aids e a gripe espanhola também são zoonoses.
A transmissão de uma zoonose pode ocorrer de várias formas, como por contato físico (mordidas); por contato com secreções (como gotículas de saliva); por vetores como pulgas (a peste bubônica é causada pela pulga do rato); ou por consumo de água ou alimentos contaminados.
Acredita-se que o desequilíbrio ambiental contribui para o aumento das zoonoses. Por isso, é importante haver políticas públicas que combatam o desmatamento e outras agressões ao meio ambiente.
O dia 6 de julho foi escolhido como Dia Mundial das Zoonoses para celebrar a data em que, em 1885, o cientista francês Louis Pasteur administrou, pela primeira vez, a vacina antirrábica em um ser humano com sucesso.

(Publicado em 6 de julho de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie