Biologia em pauta

Revista O Biólogo: Difusão de informações Biológicas e Científicas

revista

A recém-lançada edição da revista O Biólogo, do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), discute a difusão de informações da Biologia e Ciência, esforço que assumiu importância vital no atual contexto de pandemia e crescimento de movimentos negacionistas.

A reportagem principal destaca a importância da comunicação da Ciência para a sociedade e aprofunda o debate sobre as fake news e o jornalismo científico. O texto explica como funciona a divulgação dos resultados de pesquisas por meio de revistas científicas e expõe os limites das métricas que balizam a produtividade em Ciência.

Na reportagem, conhecemos trabalhos relevantes de difusão de informações da Biologia por meio de extensão científica, publicação de e-books gratuitos, atividades em escolas de um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) e ações do Instituto Butantan.

O texto apresenta também os trabalhos de uma escola para a difusão de conhecimento de Botânica para leigos, de capacitação de professores para o ensino da Biologia em espaços alternativos às salas de aula e de uma ONG na formação de estudantes “guardiões do oceano”.

Conhecemos ainda na reportagem iniciativas de educação ambiental e difusão científica por meio de aplicativos e redes sociais.

Nas páginas seguintes, o leitor encontra um artigo da Dra. Iracema Schoenlein-Crusius, Presidente do CRBio-01, sobre a importância das revistas científicas.

Na seção “Em campo”, Fabiano Soares, o “Biólogo Zero”, empreendedor e divulgador científico em redes sociais, relata um dia típico de trabalho.

Em “Grandes Biólogos”, publicamos o perfil do Biólogo Henrique Abrahão, que tem mais de 400 mil inscritos em seu canal de YouTube sobre serpentes.

Na seção “Por dentro do CRBio-01”, uma matéria detalha o projeto de modernização da gestão de documentos internos do Conselho.

A edição inclui também vídeos com o Prof. Dr. Marcos Santos, Fabiano Soares e Henrique Abrahão e podcasts com a Dra. Mayla Valenti e Gabriel Annunciato.

Acesse a edição no 59 de O Biólogo clicando aqui.

(Publicado em 04 de abril de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie