Biologia em pauta

Rede OrnitoMulheres faz chamada para novas membras

OrnitoMulheres

A Rede OrnitoMulheres, coletivo feminino de Ornitologia, realiza chamada para novas membras que desejem integrar o grupo.

A rede foi criada em abril de 2021 e já conta com 200 participantes de todo o Brasil. A Bióloga Beatriz Diogo Vasconcelos, uma das fundadoras, conta que o grupo tem como objetivos divulgar trabalhos femininos na área da Ornitologia ou na observação de aves, realizar divulgação científica para o público em geral e encorajar mulheres a ocupar seus espaços de direito nesse campo.

“A rede surgiu da necessidade de contribuir para a mudança do cenário atual da Ornitologia e das atividades de observação de aves no Brasil, onde a representatividade feminina é baixa. Assim, um grupo de mulheres inspiradas pela ideia da ornitóloga, professora universitária, cientista, mãe e mulher preta, Shirliane Araújo, decidiu criar a rede OrnitoMulheres.”

Mesmo jovem, o grupo já marcou presença no XXVII Congresso Brasileiro de Ornitologia, realizado em agosto de 2021, com apresentação oral da ornitóloga Clarissa Santos.

De acordo com Beatriz, a rede é aberta a mulheres de todas as áreas, ornitólogas, observadoras de aves, guias de turismo ou amantes da avifauna. As atividades são voluntárias e as membras participam de grupos de trabalho dentro da rede.

“Todas trabalhamos juntas, somos um grupo grande e diverso, com subdivisões em grupos de trabalho para que todas as atividades fluam bem”, conta ela.

O formulário de participação pode ser acessado clicando aqui. Para acompanhar as atividades do coletivo, é só acessar a página do grupo no Instagram: @ornitomulheres.

(Publicado em 15 de fevereiro de 2022)

Serviços Online

Transparência

Anuncie