Biologia em pauta

Biólogo brasileiro publica artigo na revista Nature

nature

O Biólogo Luiz Antonio Solino é coautor de um artigo publicado recentemente na renomada revista científica Nature. No artigo “Trade-off between urgency and reduced editorial capacity affect publication speed in ecological and medical journals during 2020”, escrito em parceria com dois outros pesquisadores, Solino analisa a velocidade de publicação de artigos antes e durante a pandemia de Covid-19.

A velocidade de publicação de artigos e trabalhos em periódicos é lenta; os constantes atrasos frustram os cientistas e podem prejudicar suas carreiras, já que a comunidade acadêmica é governada pela pressão de “publicar ou perecer”. Com a pandemia de Covid-19, que começou no início de 2020, muitos periódicos anunciaram possíveis atrasos no cronograma de publicação.

No entanto, segundo os autores, em meio à pandemia, a velocidade de publicação de artigos relacionados à doença em periódicos médicos aumentou. Artigos não relacionados à Covid-19, por outro lado, continuaram a apresentar atrasos no cronograma de publicação. O estudo analisou a velocidade de publicação de 5790 artigos publicados entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020 em oito periódicos médicos e oito sobre Ecologia.

“A velocidade de publicação de artigos sobre Covid-19 provou que os periódicos são capazes de processar artigos rapidamente. Embora a urgência de publicar artigos sobre Covid-19 seja compreensível, muitos outros tópicos, como publicações que oferecem soluções para a crise da biodiversidade, ficaram para trás”, Solino contou ao CRBio-01.

Ele destacou ainda que os resultados do estudo mostram que, independentemente do periódico, o viés de gênero das publicações foi mantido, indicando que a pandemia provavelmente prejudicou o progresso das principais autoras do sexo feminino em 2020.

Luiz Antônio Solino é Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso e professor do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Atua como conselheiro de meio ambiente da prefeitura de Cuiabá e da Fundação Ecotrópica e é representante do CRBio-01 no Fórum Mato-Grossense de Mudanças Climáticas (FMMC).

O artigo pode ser encontrado na página da revista Nature.

(Publicado em 01 de dezembro de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie