Biologia em pauta

Revista O Biólogo: Biodiversidade ameaçada

obiologo

A nova edição da revista O Biólogo, do CRBio-01, destaca o trabalho de Biólogos e Biólogas pela conservação de espécies no país mais biodiverso do mundo.

Estudo da Ipbes alerta que 1 milhão de espécies podem desaparecer nas próximas décadas, o que caracteriza que vivemos a sexta grande extinção no planeta. E uma das espécies que pode desaparecer é a dos humanos, como alerta o Biólogo Carlos Joly na reportagem de capa da edição.

A COP-15 da Convenção da Biodiversidade (CDB), que acontece de 11 a 15 de outubro na China, oferece uma oportunidade para um acordo mundial que estanque o processo de destruição, afirma na reportagem o brasileiro Braulio Dias, que foi secretário-geral da CDB de 2012 a 2017.

Conheça o trabalho de Biólogos brasileiros em plataformas de integração de conhecimento científico na área de biodiversidade, como a Ipbes, a Bpbes e o Biota. E o trabalho de conservação ex situ no resgate de fauna e na manutenção de populações de espécies ameaçadas brasileiras em zoológicos, como o de Cauê Monticelli com a perereca-pintada (veja seção “Em Campo”).

No Pantanal, Biólogos trabalham na APA Baía Negra, onde uma comunidade ribeirinha mostra que povos tradicionais podem viver em harmonia e proteger a natureza.

Vídeos com entrevistas com Carlos Joly e Cristiana Seixas e podcasts com Dione Meger e Horacio Teles complementam os textos da reportagem.

Leia também a resenha do documentário Rompendo barreiras: nosso planeta, que examina os limites planetários propostos pelo cientista sueco Johan Rockström.

A resenha de tese apresenta o trabalho da Bióloga Alice de Moraes, que identificou iniciativas em São Luiz do Paraitinga (SP) enquadradas no conceito de ecosystem stewardship.

E, na seção “Grandes Biólogos”, contamos com satisfação a linda história de amor, entre si e com a Biologia, do casal Arnildo e Vali Pott, referência em estudos da flora do Pantanal. Veja ainda um vídeo de entrevista com o casal!

Acesse aqui a edição no 57 de O Biólogo.

(Publicado em 30 de setembro de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie