Biologia em pauta

Mostra “Darwin: Origens & Evolução”, em São Paulo, celebra um dos pensadores mais importante da humanidade

darwin

Já estão disponíveis os ingressos para a mostra “Darwin: Origens & Evolução”, no Centro Cultural Fiesp, na cidade de São Paulo, que apresenta a trajetória do Biólogo inglês Charles Darwin (1809-1882) e contextualiza o processo de elaboração da teoria da evolução das espécies.

A exposição é uma experiência única que engloba arte, ciência, conhecimento e biodiversidade ao reunir acervos de história natural, obras de arte, instalações criativas e um ambiente imersivo com trilhas sonoras. A mostra é dividida em quatro núcleos: A ciência antes de Darwin; Um novo tempo; A jornada do Beagle; e A origem das espécies.

A curadoria, que conta com a participação do Museu Biológico do Instituto Butantan e do Museu de Zoologia da USP, aborda o desenvolvimento da produção científica no Brasil, incluindo o intercâmbio de informações entre Darwin e naturalistas residentes em terras tropicais.

O evento fica em cartaz até 30 de dezembro, no Centro Cultural Fiesp, localizado na Av. Paulista, 1313, Cerqueira César (metrô estação Trianon Masp - linha 2). Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados, com a escolha do dia e horário de visitação, pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi (no rodapé, clique em “Agenda” e escolha o dia e horário).

A exposição conta também com uma edição virtual gratuita, desenvolvida no contexto da pandemia. No site mostradarwin.com.br, os usuários acessam textos, ilustrações e cinco jogos virtuais com temas como raças de cachorros, frutas nativas e exóticas e o mimetismo batesiano.

As mostras são interessantes não só para Biólogos, Biólogas e comunidade da Biologia e Ciência, mas também para o público em geral. Afinal, Charles Darwin foi um dos pensadores mais importantes da história da humanidade, autor de conceitos que impactam diversos campos do conhecimento.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” – Charles Darwin, em Origem das Espécies, 1859.

(Publicado em 15 de julho de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie