Biologia em pauta

Revista O Biólogo: reportagem principal mostra o trabalho de Biólogos para reverter a destruição do oceano

oceano

A edição número 56 da revista O Biólogo, recém-publicada pelo Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), apresenta o trabalho de Biólogos e Biólogas brasileiros engajados na reversão do processo de devastação do oceano, bioma responsável pela produção de metade do oxigênio que respiramos. As iniciativas estão em linha com a Década da ONU da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030.

Nosso modelo consumista impacta os ecossistemas marinhos de diversas formas, como com o despejo de lixo, em particular de plásticos e microplásticos, e a pesca predatória, sem falar das consequências do aquecimento global.

Biólogos e Biólogas trabalham para mitigar um dos principais problemas apontados pelos organizadores da Década da ONU: o desconhecimento das pessoas sobre o oceano. A reportagem destaca iniciativas como o Programa Maré de Ciência, a Olimpíada Brasileira do Oceano e a Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, da USP.

O texto descreve também os trabalhos do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp e do Projeto Há-Mar, um pequeno clube de Biologia Marinha em uma escola em Boituva (SP), que demonstra como qualquer Biólogo pode se engajar na Década, mesmo longe do litoral.

Na área de pesquisa, a reportagem aborda o Projeto AquaVitae, financiado pela União Europeia, e os esforços dos Biólogos e Biólogas da Unesp para a viabilização de sistemas de aquicultura multitrófica integrada, uma alternativa sustentável à pesca predatória.

Leia aqui a edição completa da revista O Biólogo e acesse todo o seu conteúdo interativo.

(Publicado em 02 de julho de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie