Biologia em pauta

Bióloga doutora em Aquicultura tem artigo e entrevista publicados em revista internacional

A Bióloga Dra. Patricia Moraes Valenti, professora do Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista (Caunesp) e integrante da Comissão de Comunicação e Imprensa do CRBio-01, teve uma entrevista e um artigo publicados na edição de maio da respeitada revista International Aquafeed.

aquicultura

No artigo de três páginas, a Dra. Patricia apresenta uma análise ampla do setor de aquicultura no Brasil, delineando seu histórico, “desde seu início humilde em meados do século XVII na região nordeste do país até sua recente emergência como um competidor sério no setor de aquicultura global”, os principais produtos disponíveis, além das técnicas mais utilizadas e o tamanho da indústria no país.

O setor está presente em 75% dos municípios brasileiros, com a produção de mais de 60 espécies de peixes e crustáceos para alimentação e mais de 250 variedades de peixes e invertebrados ornamentais. Segundo Patricia, a produção anual chega a alcançar 800 mil toneladas, o equivalente a mais de um bilhão de dólares em comércio.

Já na entrevista concedida à revista, a Bióloga fala da situação da aquicultura no Brasil e de sua extensa experiência acadêmica e prática, com mestrado, doutorado, pós-doutorado e 23 anos de trabalho na área.

“Eu vi na aquicultura a possibilidade de usar o conhecimento da Biologia para produzir comida para consumo humano” diz ela.

De acordo com Patricia, o setor de aquicultura no Brasil cresceu bastante nos últimos anos, a produção se tornou mais intensiva e os sistemas mais sustentáveis, mas é possível chegar mais longe. A Bióloga afirma que a indústria e universidades precisam trabalhar de maneira mais próxima e coordenada para obter mais avanços e inovações.


(Publicado em 07 de junho de 2021)

CRBio Digital

Serviços Online

Transparência

Anuncie