Biologia em pauta

CRBio-01 participa de frente parlamentar do Mato Grosso do Sul de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya

dengue

Representando o Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), o Biólogo e conselheiro José Carlos Chaves dos Santos participou nesta terça, 4 de maio, da 8ª reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia (dengue, zika e chikungunya), realizada remotamente.

As três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, cujo controle é um desafio para as autoridades de saúde brasileiras. Assim como vários outros estados, o Mato Grosso do Sul registra elevados números de casos todos os anos.

A Frente Parlamentar, que é formada não apenas por membros da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, mas também por representantes de vários setores da sociedade civil, tem como objetivo auxiliar no combate à tríplice epidemia.

Os membros da Frente discutem as ações de enfrentamento da tríplice epidemia e propostas de melhoria dessas ações. Seu trabalho ajuda a munir os parlamentares e governos municipais e estadual, no âmbito do Mato Grosso do Sul, de informações e análises técnicas, baseadas em fatos e dados, para auxiliar na tomada de decisão em relação a esse enfrentamento.

Segundo José Carlos, a dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo faz com que outras questões de saúde fiquem em segundo plano nas preocupações da população, mas é importante que o trabalho de controle continue para que esses problemas não venham a se somar àqueles causados pela Covid-19.

“É um trabalho que ficou em segundo plano por causa do tamanho da pandemia, ninguém fala dele. Mas, mesmo assim, as pessoas que são responsáveis por esse controle continuam trabalhando. Apesar de todas as dificuldades, do home office, de as pessoas não abrirem a porta para o agente de saúde”, comenta.

(Publicado em 07 de maio de 2021)

CRBio Digital

Serviços Online

Transparência

Anuncie