Biologia em pauta

Pesquisador busca textos autobiográficos para livro sobre ensino remoto

chamada

O professor dr. Valdir Lamim-Guedes, Editor-Chefe da Editora Na Raiz, abriu uma chamada para envio de textos autobiográficos sobre experiências com ensino remoto durante a pandemia. As autobiografias selecionadas serão publicadas no livro A docência em primeira pessoa: relatos sobre a Educação Básica e Superior durante a pandemia Covid-19 (título provisório).

A chamada é aberta a professores de todas as disciplinas da educação infantil ao ensino superior. O educador deve enviar até o dia 9 de maio um relato com extensão entre 5 e 10 páginas redigido em primeira pessoa.

As autobiografias devem abordar principalmente os desafios e as inovações adotadas durante a pandemia e discutir as práticas que devem permanecer após o retorno ao ensino presencial.

O livro faz parte do pós-doutorado de Valdir Lamim-Guedes na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O pesquisador é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), trabalhou com educação ambiental e hoje acumula o pós-doc com a função de professor substituto na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

“A imprensa divulgou muitas notícias sobre o ensino na pandemia, mas os professores foram pouco ouvidos. As entrevistas eram com secretários de educação, principalmente no início. Nosso livro vai dar voz aos docentes, com relatos em primeira pessoa”, enfatiza Valdir Lamim-Guedes.

O livro deve ser publicado por uma editora universitária e ainda não tem previsão de lançamento. O pesquisador pretende que a obra tenha acesso gratuito online.

O autor ou autora deve submeter o relato autobiográfico por meio do formulário: bit.ly/envio_educaçãonacovid19.

Todas as informações sobre o projeto estão no link: https://bit.ly/2QEO0bt.

(Publicado em 28 de abril de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie