Biologia em pauta

Cúpula dos Líderes sobre o Clima começa no Dia da Terra

terra

O Dia da Terra, celebrado anualmente em 22 de abril, marcará neste ano o início da Cúpula dos Líderes sobre o Clima, reunião virtual convocada pelo presidente dos EUA Joe Biden com outros 39 líderes mundiais, incluindo o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

O encontro é visto como uma oportunidade para que os EUA assumam o papel de protagonista político global em questões climáticas, após a decisão da administração Trump de sair do Acordo de Paris.

O evento servirá de preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26, prevista para acontecer de 1º a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.

Entre os participantes da Cúpula do Clima estarão os 17 países responsáveis por aproximadamente 80% do PIB e das emissões de gases estufa globais. Um dos temas em discussão será o aumento das metas de redução das emissões de CO2 por parte dos países participantes.

Na cúpula, os EUA e países europeus devem pressionar o Brasil a reduzir o desmatamento na Amazônia. O governo brasileiro enviou uma carta ao governo dos EUA solicitando acesso a financiamento norte-americano para projetos de preservação ambiental.

O primeiro Dia da Terra foi celebrado em 22 de abril de 1970 nos EUA e mobilizou principalmente estudantes em escolas e universidades, configurando um marco no movimento ambientalista norte-americano. A partir dos anos 90, o Dia da Terra converteu-se em um movimento educacional e informativo mundial.

Este ano, a temática é “Restaurar Nossa Terra, Nossa Casa”. Visite o site oficial www.earthday.org/ e faça parte desse movimento!

(Publicado em 22 de abril de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie