Biologia em pauta

Biólogos usam YouTube para falar de ciência

Muitas iniciativas têm surgido para a divulgação da ciência na internet. Uma característica comum entre elas é o uso de uma linguagem de fácil compreensão, que procura “traduzir” conteúdos técnicos, o que aproxima mais as pessoas das Ciências Biológicas.

Biólogos também têm se aventurado a explorar o YouTube para apresentar temas da ciência utilizando o audiovisual. Alguns deles se aproximam dos grandes “digital influencers”, com milhares de inscritos e milhões de visualizações.

biologo
Canal do Biólogo Guilherme Goular é voltado para estudantes. Foto: Reprodução YouTube

O canal do Biólogo Guilherme Orlandi Goulart (CRBio 53.494/03-D) tem 218 mil inscritos e mais de 13 milhões de visualizações. O projeto é “voltado a estudantes com interesse em compreender a biologia como um todo, seja para passar no vestibular, seja para tirar uma boa nota em uma prova”. Guilherme é licenciado pela Universidade Federal de Santa Maria, atuou na área de licenciamento ambiental, emitindo laudos e pareceres técnicos. Foi professor substituto pela Universidade Paranaense, em Francisco Beltrão. Desde 2008, é professor nos Ensinos Fundamental e Médio e em cursos pré-vestibulares no Sudoeste do Paraná. Realizou curso de Fisiologia Humana pela Duke University, EUA.

O canal aborda temas relacionados a embriologia, botânica, teoria evolutivas, bioquímica, ecologia, dentre outros. Além disso, o canal também conta com a colaboração de professores de química e física.

Blog ‘Biologia para Biólogos’ divulga ciência para público em geral

“Apesar do nome, o conteúdo do BPB não é voltado apenas para biólogos, e em nossa equipe temos zootecnistas, gestores ambientais e médicos veterinários, sempre buscamos uma inter-relação entre as áreas”, diz a apresentação do Biologia para Biólogos. O blog é um dos “braços de conteúdo” da Bio Educação Digital, uma empresa especializada em produção de conteúdo digital.

O portal alcança 130 países e tem mais de 500 mil leitores anuais. Conta com uma equipe 100% online e integrantes de diversas partes do Brasil e outros países. Tem como principal objetivo levar conteúdo de alta qualidade, de forma democrática, para todas as pessoas. Divulgação científica, criatividade, empreendedorismo, educação, conservação e carreira são alguns dos principais temas abordados.

A Bióloga Amanda Lys dos Santos Silva (CRBio 105.797/08-D), mestre em Genética e Biologia Molecular e doutora em Ciências, é uma das autoras do blog. Contribui principalmente com artigos sobre Microbiologia e na revisão de textos. Foi a entrevistada da matéria de capa da edição nº 45 da BioParaná, com o título “Suberbactérias: iminência de uma nova pandemia?” – a revista chegou até ela graças a um artigo de sua autoria publicado na plataforma. “Fiquei feliz duplamente, em poder contribuir na matéria e saber que me encontraram por meio de um texto publicado no blog”, diz Amanda.

Além de artigos, o blog traz sugestões de séries, livros, documentários e jogos para aprender Biologia. O portal também dá dicas para atuação na carreira de Biólogo.

>> Conheça o blog Biologia para Biólogos

‘Observações Naturalistas’ divulga informações sobre insetos

naturalistas
Perfil no Twitter tem mais de 162 mil seguidores. Foto: Twitter

Presente no YouTube, (3 mil seguidores), Twitter (162 mil seguidores), Facebook (70 mil seguidores) e Instagram (7 mil seguidores), o Observações Naturalistas é dedicado à divulgação científica e Ciência Cidadã voltada aos insetos.

“Eu comecei criando verbetes sobre insetos na Wikipédia lá para 2006. Depois, em comunidades sobre insetos no Orkut. Só fui criar página sobre insetos em 2012, no Facebook. O Observações Naturalistas nasceu dela, em 2017. Minha motivação era o fato da informação sobre nossos bichos ser bastante escassa para o público. Quando eu era criança odiava abrir um atlas e só ver bichos da Europa nele. Cadê as informações sobre os bichos do Brasil que eu encontrava? O ON é meio que uma tentativa de contribuir nesse sentido, fazendo essa ponte entre público e cientistas”, afirma Bruno Ramos Uehara, que se identifica como “naturalista e divulgador científico, apaixonado pelo mundo dos pequenos seres”.

Em um de seus vídeos, Bruno faz um desafio ao YouTuber Mussoumano, cujo canal tem quase nove milhões de seguidores. Toda a “provocação” é feita utilizando rimas com insetos (assista aqui).

__

Reportagem do CRBio-07, publicada na edição de Outono da revista BioParaná.

(Publicado em 01 de abril de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie