Biologia em pauta

Biólogos têm desconto em curso prático de manejo de répteis

cursobiologia

Os Biólogos e Biólogas com registro ativo no Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) têm desconto de 50% no Curso Teórico e Prático de Captura e Manejo de Répteis, que será ministrado em abril pelo Instituto Ecoo em sua unidade de conservação no município de Mairiporã, a cerca de 50 quilômetros do Centro da Cidade de São Paulo.

O curso vai enfatizar aspectos práticos da captura e manejo de répteis soltos na área, como teiús (lagarto grande), calanguinhos (lagarto pequeno), cascavéis, cobras-corais, jararacas, cobras-d’água e cobras-cipó, além de jiboias e corn snakes (cobra-do-milho) em cativeiro.

As atividades, inclusive as aulas teóricas, acontecem ao ar livre, em respeito aos protocolos de segurança da pandemia.

O público-alvo do curso, que terá no máximo 15 participantes, inclui Biólogos, engenheiros florestais e agrônomos, veterinários, gestores ambientais, policiais da Polícia Ambiental e outros profissionais envolvidos com o meio ambiente.

Atividade prática para Biólogos

O curso acontece no fim de semana de 10 e 11 de abril e inclui uma incursão para a focagem noturna de répteis, no sábado à noite. Como parte do aprendizado, os participantes vão passar a noite acampados.

“Muitos estudantes de Biologia, principalmente agora com o ensino à distância, não vão para o campo. Desconhecem os equipamentos de proteção individual e correm risco por não saberem fazer o manejo de animais”, relata a Bióloga Agatha Matarazzo, responsável técnica do curso.

“Nosso curso é 70% prático, inclusive na vivência de camping, já que os Biólogos que trabalham com fauna frequentemente têm que acampar”, diz a Bióloga.

Além de Agatha Matarazzo, o curso será ministrado pelo Biólogo e veterinário José Luiz Santiago, auxiliados por duas estagiárias de Biologia.

O Instituto Ecoo é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), sem fins lucrativos, que atua na conservação e desenvolvimento sustentável de recursos naturais.

A sede do instituto fica numa unidade de conservação próxima a São Bernardo do Campo, que, assim como a área em Mairiporã, era uma região de Mata Atlântica degradada por atividades agrícolas.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas por meio do e-mail contato@ecoo.com.br.

(Publicado em 04 de março de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie