Biologia em pauta

Evento online valoriza a atuação de mulheres na Botânica

evento

Desde tempos imemoráveis, as plantas - que representam alimento, aroma, sabor, perfume, alívio, remédio, veneno e perigo - despertam a curiosidade e o desejo de se saber mais sobre as suas serventias, fazendo com que mulheres lhes observassem os detalhes, as diferenças, onde crescem e o modo de coletá-las, dando-lhes nomes e cuidados de preservação e cultivo.

Assim, considerando a afinidade feminina com as plantas e a brilhante contribuição de muitas delas para o conhecimento científico nesse respeito, a Sociedade Botânica de São Paulo (SBSP) promoverá, no Dia da Mulher (08/03), o evento online e gratuito “A atuação de mulheres na Botânica”.

Com a participação da Bióloga Dra. Iracema Schoenlein-Crusius (presidente do CRBio-01 e pesquisadora do Instituto de Botânica), da Dra. Sandra Carmello-Guerreiro (Doutora em Biologia Vegetal e professora associada da Universidade Estadual de Campinas), e da Dra. Cristiane Calixto (Professora Doutora no Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da USP), que conversarão sobre suas trajetórias profissionais e sobre as perspectivas para o futuro da Botânica.

“No Brasil, país agraciado por uma mega diversidade botânica, em grande parte ainda por ser conhecida, a contribuição das mulheres para o ensino da Botânica, a pesquisa, preservação e desenvolvimento tecnológico é notável. O estudo de plantas vem sendo praticado e valorizado em diversos níveis de formação acadêmica, abrangendo desde as professoras do ensino fundamental que mostram aos seus pequenos alunos a beleza da germinação de feijõezinhos colocados sobre algodão molhado, até cientistas de elevadíssimo renome, que contribuem para o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia, através de conhecimentos específicos e complexos sobre a diversidade vegetal, orientando gerações de docentes e pesquisadores científicos que criaram os centros de excelência em Botânica da atualidade. Portanto o Dia da Mulher é também o dia da mulher botânica!”, declara a Bióloga Dra. Iracema Schoenlein-Crusius, presidente do CRBio-01 e convidada do evento.

Não perca!

Serviço:
A atuação de mulheres na Botânica
Dia 08/03, às 19h, no canal do YouTube da SBSP
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GEXXdCkowwA

mulheresnabotanica

(Publicado em 03 de março de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie