Biologia em pauta

Butantan testa em Serrana (SP) eficácia coletiva da vacinação com a Coronavac

serrana

O Instituto Butantan começou a vacinar em 17 de fevereiro com a Coronavac toda a população com mais de 18 anos de Serrana, município de 48 mil habitantes no interior de São Paulo, para avaliar o impacto da vacinação na redução da pandemia de Covid-19.

O Instituto pretende concluir em maio o estudo inédito, denominado Projeto-S, que visa medir o impacto da vacinação na transmissão do vírus e na redução da sobrecarga no sistema de saúde, bem como outros efeitos indiretos da imunização na economia, na circulação de pessoas e também sobre as novas variantes do Coronavírus.

Ricardo Palácios, diretor de Estudos Clínicos do Butantan, afirma que as informações obtidas em Serrana servirão de base para o planejamento da campanha de vacinação com a Coronavac.

As entradas e saídas de pessoas no município não representam um empecilho para o estudo, que vai mensurar o efeito desses contatos e deslocamentos em uma população vacinada, esclarece Ricardo Palácios.

A preparação para a realização do Projeto-S, que conta com a parceria do Hospital Estadual de Serrana e da administração municipal, começou em setembro de 2020, quando os casos da doença e os contatos dos infectados em Serrana passaram a ser monitorados. Há testes disponíveis para toda a população em clínicas, hospitais e postos de saúde da cidade. Os pesquisadores também realizaram previamente um recenseamento, que buscou informações em cada endereço sobre número de moradores, rotina de contato e disposição para se vacinar.

Ao longo da campanha, o Instituto Butantan vai monitorar por meio de testagens a redução do contágio da Covid-19, conforme os moradores adultos da cidade forem vacinados.

Se tudo correr conforme o previsto pelos pesquisadores do Butantan, a pequena Serrana servirá como um microcosmos da campanha nacional de vacinação contra o Coronavírus.

Fonte: Agência Fapesp | Foto: Reprodução/EPTV

(Publicado em 24 de fevereiro de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie