Biologia em pauta

Programa abre inscrições de auxílio para alunas mães em cursos de pós-graduação

estudo

O Movimento Parent in Science abriu inscrições de 1 a 19 de fevereiro para o Programa Amanhã, que prevê auxílio financeiro para que alunas mães consigam concluir seus cursos de pós-graduação stricto sensu. As alunas selecionadas receberão de 400 a 800 reais mensais por até nove meses, no período de abril a dezembro de 2021.

“O objetivo desse programa é fornecer auxílio financeiro para alunas de pós-graduação que estejam no final de seus cursos, não sejam bolsistas e sejam mães. Sabemos da importância de programas como esse para garantir a permanência e conclusão dos cursos por parte dessas alunas,” afirma a Bióloga Fernanda Staniscuaski, coordenadora do grupo e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no vídeo de lançamento do programa.

O grupo Parent in Science foi formado em 2017 por cientistas brasileiras para discutir temas que envolvem maternidade e carreira científica e já realizou diversas atividades, como o Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência.

Na pesquisa “Parent in Science: um estudo detalhado sobre o impacto da maternidade na carreira científica das mulheres brasileiras”, Fernanda Staniscuaski constatou que a produção de mulheres cientistas cai em decorrência da maternidade.

O grupo prioriza ações que influenciem de forma concreta na mudança desse cenário desfavorável para as mães cientistas. Um exemplo é a articulação para inclusão em editais de financiamento de regras que considerem os períodos de licença-maternidade na análise de currículos.

No caso do Programa Amanhã, o objetivo é garantir a obtenção de títulos de mestrado e doutorado por alunas mães que estão em fase final de curso, com defesa prevista no segundo semestre de 2021.

Outras informações sobre o Programa Amanhã e o formulário de inscrição estão em www.parentinscience.com/amanha. Na mesma página, os interessados em contribuir com o financiamento do programa encontram as instruções para a “vakinha” online e transferência via pix.

(Publicado em 05 de fevereiro de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie