Biologia em pauta

Fundação Pró-Sangue alerta para baixos estoques e pede doações de sangue

doacao

A Fundação Pró-Sangue, que abastece com bolsas de sangue cerca de 100 instituições públicas da rede de saúde do Estado de São Paulo, alerta para a situação preocupante de seus estoques e pede para que a população compareça às unidades de coleta para doar.

O agendamento para doação deve ser feito pelo site www.prosangue.sp.gov.br, no qual é possível escolher o local, dia e horário mais conveniente. Vale frisar que as unidades de coleta estabeleceram protocolos estritos de proteção aos doadores contra a contaminação pelo novo coronavírus.

Neste momento, os estoques da Fundação Pró-Sangue estão com 50% da capacidade. Os estoques dos sangues O-, O+, B- e A- estão em estado de emergência, o do tipo AB- está em estado crítico e os dos tipos A+ e B+ estão em alerta.

O problema sazonal da queda dos estoques acontece todo ano em janeiro, quando as pessoas viajam de férias. Neste ano, com muita gente de quarentena em casa devido à pandemia, a situação se agravou.

Além desses fatores, as pessoas vacinadas com a Coronavac devem aguardar 48 horas para doar sangue, por se tratar de uma vacina de vírus inativado. Assim, a Fundação Pró-Sangue pede que a população procure doar antes de se vacinar.

Mesmo com os obstáculos da pandemia, férias e vacinação, a Fundação Pró-Sangue apela pela solidariedade da população. Todos os dias os hospitais e clínicas precisam de sangue para cirurgias e procedimentos terapêuticos. Doar significa salvar vidas.

(Publicado em 01 de fevereiro de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie