Biologia em pauta

Saúde Estética: regulamentação traz segurança jurídica para atuação de Biólogos em área pujante

estetica

A Resolução nº 582 do CFBio, de dezembro de 2020, que regulamentou a atuação de Biólogos em Saúde Estética, estabeleceu parâmetros para o exercício profissional e aportou segurança jurídica para a atuação numa área ampla e próspera.

A Bióloga Dermaticista com especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas Géssica Cantadori Funes Arenas, que trabalha com terapias regenerativas em Saúde Estética e junto a médicos especialistas há 15 anos, elogiou a decisão do CFBio.

“Nós sentíamos a necessidade de o Conselho regulamentar. Foi então que eu e um grande grupo de Biólogos entramos em contato com o Conselho e, após algumas reuniões, me convocaram para ser coordenadora do grupo de trabalho em Saúde Estética. Construímos uma minuta baseada na lei e nas atribuições do Biólogo, que, por fim, foi avaliada pela Comissão de Saúde e diretoria do CFBio. A aprovação realmente foi uma conquista”, relata Géssica Arenas.

A Bióloga conta que já perdeu oportunidades pela falta de normatização à época: “Eu deixei de realizar alguns cursos que eu gostaria de ter feito, porque [a atuação] não era regulamentada, ainda que possuísse a base fundamental necessária para me especializar em qualquer área de saúde”.

A grande contribuição de Biólogos para a área é em termos de amplo conhecimento e desenvolvimento científico, destacando a sua participação e importância como profissional de saúde. A participação do Biólogo na Saúde Estética faz a análise do cliente ser mais ampla e integrativa.

“Nossa contribuição é como um profissional de Saúde que possui a sua base forte em ciência básica, hoje reconhecida como primordial para qualquer procedimento na área de saúde. Assim, é possível avaliar o cliente como um todo”, argumenta Géssica Arenas.

Em um caso de alopecia por exemplo, o Biólogo especialista em Saúde Estética consegue não apenas realizar um protocolo já criado, mas desenvolver os seus próprios com base no seu entendimento em fisiologia, anatomia, genética, terapia celular, biologia molecular, biotecnologia, entre outras especialidades.

Acesse o link e confira a íntegra da Resolução e a lista de procedimentos de Saúde Estética que podem ser realizados por Biólogos.

(Publicado em 21 de janeiro de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie