Biologia em pauta

CRBio-01 lamenta o falecimento da Dra. Marta Vannucci

vannucci

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) comunica o falecimento da Dra. Marta Vannucci, ocorrido na madrugada de hoje (15/01) no Hospital do Servidor Público em São Paulo (SP), após vários dias ali internada. Nesse momento de dor, o CRBio-01 manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos e colegas da Dra. Vannucci.

Primeira mulher a se tornar membro titular da Academia Brasileira de Ciências, ela é considerada uma das mais importantes cientistas brasileiras, sendo listada pelo CNPq como uma das pioneiras da Ciência no país. Sua trajetória foi marcada por intenso trabalho científico e reconhecimento tanto em nível nacional como internacional, sendo suas mais recentes produções relacionadas ao gerenciamento racional dos manguezais de diferentes regiões do mundo.

Nascida em Florença, na Itália, em 21 de maio de 1921, Marta Vannucci cursou História Natural na Universidade de São Paulo (USP), de 1938 a 1943, tendo obtido o título de Doutora em Ciências, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da universidade, em 1944.

Vannucci foi precursora do estudo da Oceanografia no Brasil, tendo sido uma das principais responsáveis pela criação do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), referência na América Latina, e pela construção do primeiro navio oceanográfico brasileiro.

Aos 99 anos, entrou para a história da ciência como símbolo do pioneirismo feminino e como exemplo para inúmeros pesquisadores, de cursos de pós-graduação e especialização, no Brasil e no mundo.

(Publicada em 15 janeiro de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie