Biologia em pauta

Agência Unesp de Inovação inaugura escritório 4.0

auin

A Agência Unesp de Inovação (Auin), da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), inaugurou na segunda-feira, 21 de dezembro, um novo escritório no prédio da Reitoria, na cidade de São Paulo. O moderno “escritório 4.0”, onde todos fluxos de trabalho são informatizados, foi construído com recursos de um parceiro privado. A Unesp está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo e tem mais de 50 mil alunos.

“O principal objetivo da Auin é facilitar que o conhecimento produzido na universidade chegue à sociedade, principalmente ao gerar soluções para os problemas atuais”, afirma o professor doutor Wagner Cotroni Valenti, Biólogo registrado no Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), diretor da Auin e conselheiro do CFBio.

A agência trabalha em três vertentes principais: parcerias e transparência de tecnologia, propriedade intelectual e empreendedorismo. É responsável por ações como comunicações de invenções; pedidos de patentes, registros de softwares, desenhos industriais e marcas; assinatura de contratos com empresas e instituições; e criação de empresas filhas de diferentes áreas, portes e segmentos, que atuam no mercado nacional e internacional.

“Nós tínhamos uma agência ainda muito antiquada, precária, que não estava informatizada, a movimentação de todos processos era feita em papel, o sistema de gerenciamento era antigo”, relata o dr. Valenti. “Hoje, a Auin está modernizada, com todos fluxos informatizados, documentos digitalizados, referenciados e conta com uma infraestrutura de alto nível”.

Dr. Valenti ressalta que a Auin é de extrema importância para todas as áreas da ciência, mas principalmente para a Biologia. Ele considera a Biologia é a ciência mais importante do século XXI e acredita que o Biólogo tem um papel fundamental na busca por soluções para as grandes questões de humanidade, como o aquecimento global.

O novo escritório 4.0 é fruto de muito trabalho: “Nós estudamos publicações importantes de universidades, como Harvard, Oxford e outras, para analisar como as agências funcionam e como estão estruturadas. Podemos dizer que temos uma agência modelo, com funcionamento muito eficiente e eficaz”, conclui o Biólogo.

(Publicado em 28 de dezembro de 2020)

Serviços Online

Transparência

Anuncie