Biologia em pauta

Revista O Biólogo destaca o papel crucial dos Biólogos em tempos de aquecimento global

capa

O tema da edição nº 54 da revista O Biólogo, do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01), é “Na linha de frente: como os Biólogos lideram os esforços para combater os efeitos do aquecimento”.

A edição é a primeira com o novo projeto editorial da revista, concebido para propiciar ao leitor dossiês abrangentes sobre temas da Biologia. O conceito é explorar um tema em cada edição por meio de uma reportagem principal aprofundada, complementada por outras seções.

A reportagem principal desta edição destaca a atuação dos Biólogos para interromper a sangria dos ecossistemas, gravemente ameaçados por mudanças climáticas oriundas do aquecimento global. O texto aborda diversos aspectos, como o trabalho dos Biólogos e Biólogas no Pantanal durante a crise das queimadas, que destruiu quase 30% do bioma.

O retrocesso brasileiro em seus compromissos de redução das emissões de gases do efeito estufa (a nova meta permitirá ao país emitir 400 milhões de toneladas a mais do que o previsto na meta original); medidas para mitigar o impacto negativo da pecuária na emissão de gases, principalmente do danoso metano; a urgência do reflorestamento e restauração de ecossistemas; a premência do reflorestamento e arborização nas regiões urbanas, onde também é possível se produzir comida; o sonho da carne sintética, produzida por meio da biologia celular; e a aquicultura, em particular a aquicultura multitrófica integrada, como uma maneira eficaz e sustentável de se produzir alimentos são outros aspectos destacados na reportagem principal.

Os textos e artes da edição são complementados por podcasts com entrevistas com Luiz Antonio Solino Carvalho, Biólogo professor da Universidade de Várzea Grande (Univag); Fabiano Soares, Biólogo divulgador científico e criador da página @biologo.zero no Instagram; e Patrícia Maria Contente Moraes Valenti, Bióloga integrante da Comissão de Comunicação e Imprensa do CRBio-01, orientadora do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Unesp e integrante do programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020.

Os leitores têm acesso também a links ao final da reportagem, que indicam fontes para aprofundamento nos assuntos.

Para acessar a Edição nº 54 da Revista O Biólogo, clique aqui.

(Publicado em 05 de janeiro de 2021)

Serviços Online

Transparência

Anuncie