Covid-19

Por compreender que a divulgação de informações a respeito do novo coronavírus (Covid-19) é parte essencial do enfrentamento da atual pandemia, o CRBio-01 inaugurou nova seção no seu portal para que você saiba tudo sobre o assunto! Confira abaixo notícias e conteúdos sobre a participação ativa de profissionais Biólogos nessa luta. Além disso, saiba tudo sobre as determinações administrativas aplicadas pelo CRBio-01 por conta da pandemia.

Para acessar o hotsite do Sistema CFBio/CRBios, com mais notícias sobre o novo coronavírus, clique aqui.

Sejam bem-vindos!

Notícias

Considerando a ampliação de medidas restritivas visando à contenção do avanço da contaminação do COVID-19 nos estados pertencentes à sua jurisdição, o Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (MS, MT, SP) manterá suspensas, até o dia 30 de junho, as atividades presenciais na sua sede e nas suas Delegacias Regionais, em Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS). Os serviços online permanecerão ativos.

Continuar lendo...

Bióloga conta como acontece o combate à COVID-19 no Acre


Em um momento em que a pandemia já alcançou todos os estados do Brasil e avança para as cidades do interior, com o Acre alcançando a marca de mais de cem óbitos, o trabalho da Bióloga Rutilene se veste de maior importância, dada a necessidade de diagnósticos precisos, que orientem seguramente os procedimentos a serem adotados, tanto com relação a cada paciente quanto com as ações públicas de atendimento à população e de combate ao vírus.

A Bióloga Rutilene Barbosa Souza possui graduação em Ciências Biológicas, bacharelado pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e mestrado em Ciência e Tecnologia pela mesma instituição. Atuou como professora assistente substituta na UFAC nas disciplinas de microbiologia, fitopatologia, biologia celular e bioquímica. Atualmente é professora no Centro Universitário UNINORTE nas disciplinas de microbiologia, biologia celular e molecular e bioquímica. Atua como Bióloga no Laboratório Rodolphe Mérieux e Centro de Infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco-Acre, no diagnóstico molecular da COVID-19.

Continuar lendo...

Revista O Biólogo #53: Biólogos contra a pandemia


Em um dos períodos mais desafiadores da história recente, a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), é com muito orgulho que o CRBio-01 acompanha o trabalho dos Biólogos no enfrentamento dessa doença que hoje assola o mundo.

A respeito desse tema, a edição nº 53 da Revista O Biólogo dedica sua matéria de capa ao contexto atual da pandemia, ao vislumbre do que está por vir e, claro, ao papel dos Biólogos como profissionais essenciais nesse cenário.

Continuar lendo...

Biólogo contribui com bons resultados do Piauí no combate à COVID-19


O mundo está unido na tentativa de combater a COVID-19 em uma pandemia que assola todos os continentes desde o início de 2020. No Brasil, a doença foi oficialmente registrada em fevereiro e a partir de então há uma luta constante para diminuir o número de vítimas. Nessa batalha, um dos estados que se sobressaem pelo bom trabalho é o Piauí. São dezenas de profissionais nessa campanha e, entre eles, destacamos o Biólogo Adelino Soares Lima Neto (CRBio 36.749/05-D).

O Biólogo Adelino tem participado diretamente das análises dos exames do novo coronavírus, realizando o diagnóstico molecular de todos dos pacientes do Piauí. Os resultados obtidos com esse trabalho têm ajudado de forma significativa o estado nordestino a implementar as ações necessárias no combate à COVID-19, seja de prevenção ou remediação.

Continuar lendo...

Empresa de biotecnologia diz que teste em humanos de vacina contra coronavírus tem resultados positivos preliminares


Uma empresa americana de biotecnologia anunciou hoje (18/05) ter obtido resultados "positivos preliminares" na fase inicial de ensaios clínicos de sua vacina contra o novo coronavírus.

Os testes foram feitos em um pequeno número de voluntários e, segundo a empresa, a vacina produziu resposta imune em oito pacientes que a receberam, conforme informações da agência de notícias France Presse.

Continuar lendo...

Terceira fase de estudo internacional sobre Covid-19 é iniciada


Começa hoje (15/05) a terceira fase do estudo promovido por um consórcio internacional formado por 20 países, cujo objetivo é analisar o comportamento e as condições de vida da população durante os períodos de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus.

O questionário é simples e rápido, e apresentará novas questões muito importantes para o estudo. Todos podem participar, independente de terem participado ou não da primeira fase.

Continuar lendo...

Mauricio de Sousa lança guia didático sobre novo coronavírus


A difusão de informações bem embasadas é uma das formas de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Pensando nisso e com objetivo de tornar mais acessíveis essas informações, a Mauricio de Sousa Produções, em parceria com o UNICEF, criou um guia didático!

Continuar lendo...

“Caçador de vírus”, o Biólogo Dr. Luiz Eloy traz sua perspectiva sobre a COVID-19


Pesquisador aposentado do Instituto Adolfo Lutz (IAL), o Biólogo Dr. Luiz Eloy Pereira é atual conselheiro do CRBio-01 e membro do Grupo Interprofissional da Secretaria de Saúde de São Paulo. Doutor em Pesquisas Laboratoriais em Saúde Pública, participou da caracterização do Arbovírus Rocio, do Arenavírus Sabiá, do Hantavírus Juquitiba e Araraquara e dos seus respectivos roedores reservatórios, tendo realizado, também no IAL, a contribuição científica de isolar cerca de 40 novos arbovírus.

Por conta de sua vasta experiência com vírus emergentes, já concedeu entrevistas em vários países, ficando conhecido como “o caçador de vírus”!Confira a conversa que o Sistema CFBio/CRBios teve com o Biólogo e, ao final de sua leitura, não deixe de conferir o material informativo inédito elaborado por ele, que fez um levantamento exclusivo de dados técnicos e científicos a respeito do novo coronavírus.

Continuar lendo...

O Sistema Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia (Sistema CFBio/CRBios) lançará, na próxima semana, uma iniciativa de comunicação integrada com objetivo de produzir e divulgar conteúdos sobre a atuação profissional de Biólogos, bem como outras informações de interesse público. Com isso, o Sistema CFBio/CRBios busca valorizar e divulgar a profissão junto a setores da sociedade, inclusive entre aqueles que ainda desconhecem as enormes contribuições que Biólogos têm oferecido em suas áreas de atuação: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, e Biotecnologia e Produção.

Nesse momento em que o mundo está em estado de alerta e apreensão por conta da Covid-19, o Sistema CFBio/CRBios decidiu concentrar esforços na realização de matérias, entrevistas e reportagens relacionadas ao enfrentamento do coronavírus. Os conteúdos serão assinados pelo Sistema CFBio/CRBios e publicados semanalmente, sempre nas quartas-feiras, tanto no website do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Biologia quanto nas redes sociais digitais de todo o Sistema.

Continuar lendo...

Pesquisadores do Instituto Butantan, na capital paulista, estão utilizando técnicas inovadoras de biotecnologia para desenvolver uma vacina alternativa contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

A técnica em desenvolvimento tem alta capacidade de estimular a resposta imune no ser humano, criando uma memória imunológica no organismo e estimulando a produção de anticorpos específicos contra o coronavírus.

Continuar lendo...

O Instituto Adolfo Lutz (IAL), Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de São Paulo, divulgou ontem comunicado oficial sobre como tem sido o desenvolvimento das análises laboratoriais para a detecção do novo coronavírus no Estado.

Continuar lendo...

Em face do pronunciamento realizado ontem (23/04) pelo Presidente da República sobre “não ter cabimento” o diretor-presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, não ser médico, o Conselho Regional de Biologia (CRBio-01) vem, publicamente, posicionar-se.

Biólogo, com doutorado em Saúde Comunitária pela Universidade de Nottingham e mestrado em Imunologia de Doenças Infecciosas pela Universidade de Londres, Adhanom tem plena capacidade de liderar a organização de importância mundial na Saúde, como tem sido evidenciado na mídia nacional e internacional ao longo dos últimos meses.

Continuar lendo...

Uma das linhas de pesquisa para enfrentamento ao novo coronavírus tenta criar uma réplica digital do vírus em supercomputadores. Ter imagens precisas que permitam maior compreensão do coronavirus é essencial para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Para isso, pesquisadores estão ampliando o vírus em mais de 40 mil vezes para entender sua estrutura.

O Biólogo Jason McLellan, da Universidade do Texas, em Austin, e sua equipe divulgaram imagens em 3D altamente ampliadas da proteína de pico do coronavírus, que tem sido utilizadas em procedimentos de simulação do seu comportamento.

Continuar lendo...

Foram divulgados alguns resultados preliminares da primeira fase do estudo promovido por consórcio internacional de cientistas, cujo objetivo inclui a identificação das medidas mais eficazes para reduzir a incidência da forma grave da COVID-19.

A primeira fase da pesquisa obteve mais de 20.000 questionários respondidos online no início do mês de abril e traz uma perspectiva sobre o impacto do distanciamento social na vida dos brasileiros. “Tivemos a participação de pessoas de todos os estados brasileiros, sendo que os quatro estados com maior participação foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 54% dos participantes moram em área central da cidade, mas contamos com a participação de moradores de área rural também”, afirma a coordenadora da pesquisa no Brasil, a Profª Edlaine Faria de Moura Villela, PhD em Epidemiologia e Saúde Pública pela USP/SP.

Continuar lendo...

Em atenção a todos os bacharéis e licenciados em Ciências Biológicas que ainda não possuem registro profissional e que desejam atuar como Biólogos na campanha "O Brasil Conta Comigo" do Ministério da Saúde, o Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) informa que atenderá os pedidos registro com o compromisso de habilitar os profissionais em até 15 dias a contar da data de protocolização do pedido.

Para tanto, é necessário que os interessados realizem a pré-inscrição online no portal do CRBio-01 e envie para a sede do Conselho os documentos necessários para registrar-se juntamente a um pedido de apressamento e de uma declaração de que deseja inscrever-se no programa do Ministério da Saúde.

Continuar lendo...

No âmbito do Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, a CAPES lançou dois editais de seleção emergencial, ambos com o objetivo geral apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e a formação de recursos humanos altamente qualificados, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

Continuar lendo...

Durante o período de suspensão das atividades presenciais, a entrega de documentos na sede da Delegacia do Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) em Cuiabá (MT) deverá ser realizada na portaria da rua de trás do empresarial Ed. Avant Garde Business (Rua Choffi), e não na portaria principal do edifício.

Continuar lendo...

Considerando a oferta de benefícios concedidos por empresas para profissionais da saúde que estão em atuação no contexto da pandemia do novo coronavírus, o Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) criou uma ferramenta de cadastro para facilitar a identificação dos Biólogos que estão aptos para receber tais benefícios, como descontos em produtos e serviços! Para realizar seu cadastro, clique aqui.

Continuar lendo...

Um consórcio internacional de cientistas da Ásia, África, América do Sul, Estados Unidos e Europa está realizando um estudo com participação de 20 países para melhor entender como as pessoas experimentam e aplicam as instruções implementadas contra o novo #coronavirus. Dentre os objetivos do estudo, está a identificação das medidas mais eficazes para reduzir a incidência da forma grave da COVID-19.

No Brasil, a coordenadora da pesquisa é a Profª Edlaine Faria de Moura Villela, PhD em Epidemiologia e Saúde Pública pela USP/SP. “Com a pesquisa, poderemos identificar se as medidas de restrição serão ou não bem sucedidas e poderemos fornecer suporte para novas estratégias de ação e adoção de novas medidas de saúde pública”, explicou a coordenadora.

Continuar lendo...

A presidente do Conselho Federal de Biologia (CFBio), Maria Eduarda de Larrazábal, participou nesta sexta-feira (03/04) de reunião realizada pelo Ministério da Saúde com os 14 Conselhos Profissionais Federais que atuam na área da Saúde para tratar da Portaria nº 639/2020, que institui a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”. Essa ação é voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde para o enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19).

Logo no início da reunião, feita através de videoconferência, o diretor do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Alessandro dos Anjos Vasconcelos, pediu desculpas e reconheceu que a Portaria deu margens a interpretações que não condizem com as intenções do Ministério.

Continuar lendo...

O Ministério da Saúde realizou ontem (03/04) uma reunião virtual com os conselhos dos profissionais da saúde, da qual participou o Conselho Federal de Biologia (CFBio). Na reunião, o Ministério reconheceu a grande repercussão da Portaria nº 639 e buscou a consolidação das informações relativas à campanha “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”.

Continuar lendo...

Em face do grande número de dúvidas enviadas ao Conselho Regional de Biologia da 1ª Região (CRBio-01) após a publicação da Portaria nº 639 do Ministério da Saúde (que dispõe sobre a criação de um cadastro geral dos profissionais da saúde), o Regional decidiu pela compilação dos principais questionamentos para elaboração de um Ofício a ser enviado ao Conselho Federal de Biologia (CFBio) e ao Ministério da Saúde.

Continuar lendo...

Um parque de inovação de Ribeirão Preto (SP) está desenvolvendo testes de diagnóstico da COVID-19 que custam 100 reais cada um, cerca de ¼ do valor cobrado atualmente por laboratórios particulares no Brasil. O mutirão da biotecnologia é realizado por um grupo que conta com Biólogos e outros profissionais da saúde.

Eles estabeleceram a previsão de que os testes comecem a ser realizados na segunda-feira (30/03). O núcleo de inovação, sem fins lucrativos - que integra empresas, institutos de pesquisa e a administração municipal, além de universidades como a USP – também está em busca de financiamento para aquisição de mais recursos por meio de crowdfunding.

Continuar lendo...

Realizado voluntariamente por alunos de pós-graduação, o trabalho de vigilância genética viral - fundamental para saber como e o quanto a Covid-19 se espalha no Brasil - resultou em sequenciamento do novo coronavírus em 19 pacientes das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país.

A análise comprovou geneticamente que o vírus Sars-CoV-2 já se propagou no Brasil a ponto de apresentar características que o distingue dos coronavírus introduzidos. O desdobramento do trabalho será procurar por mutações que possam ser associadas à gravidade e à facilidade de transmissão.

Continuar lendo...

Dentre outras determinações, o Decreto nº 10.282/2020, editado pela presidência da República no último sábado (20/03), regulamenta os serviços essenciais que não devem ser interrompidos durante o período de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Da lista de serviços, que também pode ser acessada no Portal do Ministério da Saúde, vários estão dentro do campo de atuação dos Biólogos!

Continuar lendo...

Os estoques dos bancos de sangue na cidade de São Paulo (SP) estão praticamente vazios. Em razão da pandemia do novo coronavirus (Covid-19), muitos estão receosos de ir doar sangue, mas os bancos asseguram que é seguro comparecer para realizar a doação.

Para prevenir contaminações, têm adotado medidas como, por exemplo, o afastamento das cadeiras utilizadas pelos doadores para que fiquem a uma distância segura um do outro.

Continuar lendo...