Biologia em pauta

Balanços sobre pesquisas feitas na Floresta Amazônica são divulgados por cientistas

9 de dezembro de 2016 – Os resultados de 20 projetos de pesquisa dedicados a investigar a dinâmica da floresta amazônica e entender como ela é afetada por atividades humanas e mudanças climáticas foram apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), em Manaus, no final de novembro.


Além de conhecer os resultados, o encontro foi organizado para também identificar lacunas na pesquisa e fomentar a colaboração entre os pesquisadores. Para o futuro, as prioridades são estudos que tratam do ciclo de carbono e da água na Amazônia.


Os avanços alcançados em como a poluição gerada pela cidade de Manaus interage com as emissões naturais das plantas, e como funciona o metabolismo das plantas em diferentes condições, como áreas de floresta primária ou secundária e fragmentos isolados ou pastagem, estavam entre os resultados apresentados.


Uma preocupação dos pesquisadores são as intensas secas ocorridas em 2005 e 2010, e que alteram o ciclo do carbono. Mas são necessários novos estudos para entender melhor o impacto de eventos climáticos. Assim como processar dados para ter uma visão mais clara de como será a Amazônia em um cenário em que eventos climáticos extremos serão frequentes.


Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada, Assessoria de Imprensa do CRBio-01

Serviços Online

Transparência

Anuncie